SEO não é pastelaria

 Já ouvi em muitas reuniões nos últimos anos que era só usar palavras-chaves ou postar um texto para fazer SEO. Talvez eu tenha revirado os olhos nesse momento? Com certeza! 

Sabe por que? Porque SEO não é pastelaria, não é somente postar um texto com palavras-chave que pronto, dois minutos depois o site vai parar na primeira página. Abaixo eu explico o porquê. Acompanhe o fio 

Antes de tudo, o que é SEO?

O SEO, ao pé da letra, é a otimização para mecanismos de busca. Ou seja, aprimorar pontos chaves de um site para que ele fique bem posicionado no Google, Bing e outros sites de buscas. "Parece fácil! É só otimizar e pronto. Mas espera aí... otimizar o que? Antes de tudo o que precisamos ter em mente é que o Google quer responder a dúvida do usuário e oferecer uma boa experiência. Por esse motivo, ele leva em consideração mais de 200 fatores para definir que um site vai ficar na primeira ou na décima posição.



Vamos ver alguns deles?

Mobile first

Que o uso do mobile (leia-se smartphone e tablet) no Brasil e no mundo aumentaram

nos últimos anos é fato.

Por esse motivo, ter um site com uma ótima performance para dispositivos móveis é um

dos mais importantes fatores de rankeamento.

Aliás, a partir de 2021, ter um site otimizado para a versão mobile vai ser fundamental

para indexar no Google.

Performance do site

Ninguém gosta de site lento, nem eu, nem você, nem o Google. Por isso, um site que

tenha uma boa experiência, é um fator fundamental (seja no desktop ou no mobile).

Para se ter uma ideia, John Mueller, Webmaster Trends Analyst da Google, comentou

no seu Twitter que não tem limite de carregamento de página, porém ele recomenda que

seja menos de 2-3 segundos!


“Não há limite por página. Certifique-se de que eles carreguem rápido para seus usuários. Eu costumo

verificar http://webpagetest.org e apontar para < 2-3 segundos”. Veja a postagem.

Backlink


Vamos imaginar que você quer comprar um smartphone novo e está pedindo indicações

para suas amigas e conhecidas.

Suas melhores amigas indicaram o modelo A, um conhecido indicou o modelo B e um

vendedor de uma loja da esquina indicou o modelo C.

Qual provavelmente você vai comprar? O modelo A, porque suas próprias amigas,

pessoas de confiança, indicaram.

O backlink é justamente isso, uma indicação de conteúdo por meio de um link que

outros sites indicam para o seu. Quanto mais confiáveis esse site, melhor a indicação.

Esses backlinks surgem do nada? Nãao! É preciso ter um site e um conteúdo muito

bom, bem como ter estratégias.

Conteúdo

Um conteúdo bom para SEO é aquele que vai responder a dúvida do usuário da melhor

maneira.

Apesar de estudos que indicam que conteúdos longos têm maior performance, a ideia

não é ficar enchendo linguiça e nem entupindo o texto com uma palavra-chave, mas sim

responder a dúvida do usuário.

Palavras-chave e sinônimos

Falando nela, a palavra-chave é o termo central do texto, mas não adianta só repetir no

texto e pronto, é preciso usar sinônimos e contextualizar.

Se você está conversando com uma amiga sobre tênis de corrida, você não vai ficar

falando "amiga, preciso de um tênis de corrida. Pensei em comprar um tênis de corrida

azul no shopping. Esse tênis de corrida precisa ser até R$200 reais...".

Se em uma conversa fica estranho repetir o mesmo termo, em um texto também vai

ficar.


Assim como a gente não fica repetindo infinitamente o mesmo termo dentro de uma

conversa e usamos sinônimos para se referir ao assunto central, em um texto devemos

fazer a mesma coisa.


Não é sobre postar um texto, mas sim sobre estratégia

O SEO não é pastelaria porque não é só escrever um texto e postar no site. Também não

é só ter um site com boa performance ou um blog com 100 textos de 2 mil palavras.

Apesar do SEO ser uma estratégia de média a longo prazo que precisa de muito

acompanhamento e manutenção, ele é uma estratégia sustentável para gerar resultados e

autoridade.

Acima eu citei alguns dos fatores que são levados em conta em uma estratégia de SEO,

mas vale lembrar mais uma vez que existem 200 fatores que precisam de otimização

(que vão desde o conteúdo na postagem até o item mais técnico do backend).

Assim como ninguém gasta dinheiro em mídia sem saber para onde quer chegar,

ninguém deveria fazer SEO sem estratégia.

Vai postar um texto no site e chamar isso de SEO? Ok, mas qual vai ser a frequência?

Quais conteúdos você vai produzir? Como você vai medir o sucesso? Onde você quer

chegar?

No final das contas o que quero dizer é que não é só o texto, não é só a velocidade do

site, não é só palavra-chave. É sobre estratégia.

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